Páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2011

AS ELEIÇÕES EM BACABEIRA E SUAS VERTENTES

Por Calvet Neto
Pré-candidato a prefeito de Bacabeira

Estamos a praticamente um ano das eleições. Bacabeira vive a euforia da sucessão. Finalmente a sucessão do prefeito José Venâncio Filho, o Venancinho. Vale lembrar (e pra sempre será lembrado quer queira, quer não) que fora eleito em seu primeiro mandato à custa do seu antigo padrinho político, o ex-prefeito Reinaldo Calvet. Sem o apoio de Calvet, afirmo sem medo de errar: Venancinho NUNCA seria prefeito de Bacabeira, nem em sonho. Repito: NUNCA. Isso dói nele. Carregar para o resto de sua vida, um “C” de Calvet em sua trajetória. Mas vamos à análise primária do quadro que hoje se desenha em Bacabeira. Deixemos esse assunto da trajetória, do “Jabuti Venancinho”, pra outro momento.

O grupo político do atual prefeito, ele herdou. Não criou, não formou. Aliás, ele nunca criou ou formou alguma coisa. Em termos de política NÃO. Esse grupo vive hoje o dilema da sucessão. Diga-se de passagem, sucessão é algo em Bacabeira que Venancinho fez questão de mostrar: como uma coisa que não vale a pena apostar. Porque no final haverá “traídos e traidores”. Mas é devido sua atitude política, a forma como ele lida com satisfação de egos e de interesses particulares que esse jogo de cartas marcadas tem de existir. A guerra é grande. O desejo dos interessados está elevado ao extremo, ou seja, por que não compararmos o grupo do prefeito como uma cadela no cio? Sendo que os cachorros estão inquietos, doidos, só para ver quem será o escolhido do queridinho.

Apontado como o principal nome, o vereador Alan Linhares faz caricias, jeitinhos e beicinhos para receber a benção do “rei da corte municipal”. Alan de fato é um bom nome, mas para perder as eleições!!!! Afinal, o seu índice de rejeição cria muita repulsa e incerteza dentro do seu próprio grupo. Sem falar que, Alan está de mal com o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Alan possui inúmeras contas públicas reprovadas. Alan é alvo fácil de uma ação de impugnação de registro de candidatura, ou seja, cai como uma maçã pobre do pomar... e Venancinho sabe disso com absoluta certeza, pois no fundo vai armar a mesma armadilha que fez com seu antigo aliado, o ex-vice-prefeito Ducarmo. Alan sonha, a oposição se arma e Venancinho mexe nas peças do seu tabuleiro. Como?

Venancinho sabe que Alan não será seu candidato. Por quê? Porque Alan está inelegível. Simples. Embora seus advogados lhes vendam sonhos tão baratos que eu nem acredito. Alan será o candidato até o momento em que cairá. Daí em diante, Venancinho colocará o nome que quer. Observo que ele pretende se tornar um ditador no mais cruel estilo Muammar Kadafi, em Bacabeira. Ele quer exatamente passar o controle da Prefeitura de Bacabeira para alguém que seja da mesma parentela. Alguém que seja tão próximo dele que até mesmo os não cegos conseguem sequer enxergá-lo no tão sonhado trono. Não passa para o seu irmão Pinheirinho porque a lei não permite, mas alimenta, às escondidas, o desejo de colocar quem sabe um sobrinho seu. Ele confessou isso para um assessor de Senador. Acreditem! Diga que não foi ô senhor prefeito? No Egito um ditador caiu, na Líbia também, no Iraque a mesma coisa e no Brasil faz tempo que acabou a ditadura. Mas agora parece que Venancinho quer ressurgir essa trama fraudulenta em Bacabeira. Corajoso esse rapaz!!!!

Do lado da oposição, quatro nomes se colocam na vitrine. Calvet o ex-prefeito, Ducarmo, o ex-vice de Venancinho, Bira e Calvet Neto. Este mesmo que aqui vos escreve. Bons nomes?? Sem dúvida alguma!!!! Mas um deles será o nome que vai para o enfrentamento sangrento (se preciso for) contra os desmandos vergonhosos dessa quadrilha de sanguessugas instalados no comando municipal. Nós da oposição temos que, primeiramente ter a consciência de que, somente juntos, totalmente ligados, venceremos as eleições. Temos que guardar na memória um objetivo: VENCER. Aparar o orgulho, a soberba, e enxergar o nome que reúne condições político-partidárias para ganhar e destronar o nefasto grupo que aflige a população com sua truculência e prepotência forjada pelo poder.

Será uma eleição difícil. O prefeito tem a máquina pública. Transbordando de dinheiro, capaz de corromper, comprar, fustigar, pisar ou até mesmo eliminar o mais audacioso adversário que lhe aparecer pela frente. Essa máquina possivelmente será colocada à disposição de uma candidatura. Eles estão acostumados, ou melhor, mal acostumados com o dinheiro fácil, desviando sua finalidade. Em vez de merenda na escola... é descoberto por exemplo, posto de gasolina. Em vez de médicos e medicamentos... apartamentos de R$1.500.000,00 (Hum milhão e meio de reais). Em vez de moradia digna para o povo e salários decentes para o funcionalismo... distribuidora de bebidas em Bacabal-MA. E tem mais, o asfalto colocado na cidade de Bacabeira é na realidade um assalto aos cofres públicos, pois a empresa que sempre vence as licitações tem um sócio oculto ligado ao chefe da quadrilha.

O povo de Bacabeira, da cidade dos meus avós, dos nossos avós, vive à espera da nova disputa. Vive a esperança de um grande desenvolvimento em virtude de uma importante Refinaria, mas também um terrível e assombroso assalto aos cofres públicos, jamais visto em nossa cidade. Bem disfarçado, maquiado, orquestrado por um pequeno grupo que esperamos torcer pra cair e arrumar as malas para nunca mais voltar. Em pouco tempo a máscara vai ser arrancada e nós estaremos com as bandeiras em punho, e se preciso for, dispostos a dar a vida pelo bem da cidade que um dia ajudamos a construir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário