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quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Diretor-feral da Antaq confirma Terminal Portuário do Mearim na zona rural do município de Bacabeira

Já está em andamento na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), um projeto de construção de um novo porto no Maranhão. O novo porto será no município de Bacabeira (a 60 quilômetros de São Luís). O novo empreendimento portuário tem custo estimado de R$ 485 milhões, poderá gerar três mil empregos na fase de construção e mais 600 postos de trabalho quando entrar em operação.

Segundo o diretor-geral da Antaq, Fernando Fialho, os estudos técnicos iniciais para a viabilidade da obra já foram feitos. “Um estudo de viabilidade técnica já foi realizado e foi identificado que existem condições de fundura suficientes para que os navios cheguem até lá. Vai ser preciso fazer uma dragagem num determinado trecho, mas teremos um terminal portuário no Estado muito eficiente”, afirmou.

O projeto previa inicialmente movimentar apenas produtos e insumos para a Companhia Siderúrgica do Mearim (também do grupo Aurizônia, em processo de implantação em Bacabeira), com uma perspectiva de embarque de até 10 milhões de toneladas de chapas de aço por ano. No entanto, a proposta foi ampliada recentemente para atender também as operações da Refinaria Premium I, da Petrobras, que prevê o refino de até 600 mil barris anuais.

Bacabeira - A escolha do município de Bacabeira para a implantação de uma indústria siderúrgica e, conseqüentemente, de um porto para servi-la, se deve à localização privilegiada, com acesso à Estrada de Ferro Carajás (EFC) e a rodovia BR-135. O porto terá calado de 16 metros (natural) e capacidade de atracação para embarcações tipo Panamax de 75.000 toneladas. Essa envergadura poderá ser ampliada. Dotado de equipamentos de última geração para carga e descarga, além de espaço de retro-área para armazenamento, beneficiamento e consolidação de cargas. De acordo com informações do grupo Aurizônia, o rio Mearim foi escolhido por oferecer excelentes condições para a implantação do porto, integrando-se à logística de escoamento da produção no Maranhão.






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