Páginas

sábado, 21 de janeiro de 2012

AS ELEIÇÕES EM BACABEIRA E SUAS VERTENTES - PARTE II

Por Calvet Neto



E não é que as coisas estão se encaixando exatamente como eu já alertava? Pois bem, não é mesmo à toa aquele primeiro texto escrito por mim com o título “As eleições em Bacabeira e suas vertentes”. Você pode fazer uma releitura do conteúdo publicado aqui no Blog no dia 27 de setembro de 2011 para comprovar o que eu já falava com certa propriedade dos acontecimentos vindouros. Naquele momento eu já afirmava que Alan Linhares não seria o candidato do prefeito, pois Venancinho queria tornar Bacabeira num lugar comparado ao que acontecia no Egito e na Líbia, ou seja, num lugar controlado por alguém de sua dinastia (ou porque não dizermos parentela ditatorial?) No fundo eu preferiria não crer nisso, mas hoje percebo que o prefeito escrachou de vez.
Eleição é feita com grupo, dinheiro e uma boa estratégia de campanha. O grupo lhe dar uma visão para escolher um bom nome, um nome conhecido, familiarizado com o povo, para facilitar a proximidade com o eleitorado. Já o dinheiro... o dinheiro faz tanta coisa que, Deus lá de cima fica boquiaberto. Prefiro não detalhar. A estratégia de campanha é quem sabe, a mistura do grupo com o dinheiro, a aplicação de ambos no convencimento do eleitorado. Vejo que Venancinho quer romper os paradigmas se colocar o nome do maior forasteiro que Bacabeira já teve como candidato: seu sobrinho que, ao que parece responde pelo nome “Pinheiro Junior.” Quem é? De onde ele veio? O que ele fez? Ou faz? É Filho de Bacabeira?
Um breve “raio X” do que eu sei deste rapaz: chegou em Bacabeira, salvo engano, em 2006, levado pelo seu tio prefeito, para trabalhar na prefeitura. Tinha um carro Fiat Uno vermelho, todo acabadinho. Este carro pertence hoje a Joaquim “meu povo” lá do Rancho Papouco. Hoje o sobrinho do prefeito anda de Hilux, que custa uns R$ 130.000 (cento e trinta mil reais). Cresceu o patrimônio rápido hein rapaz!!!! Mora em São luís, e na prefeitura anda representando o prefeito em quase todos os eventos. Que belo histórico político!!! Puxou pro tio mesmo!!!!
Uma pergunta não me deixa quieto. Aonde estão os nomes do grupo do prefeito? O que dizem os vereadores da situação (Alan, Zezé, Carlito, Romualdo, Vilmar e Arrumadinho)? A posição do vice-prefeito Delson Serra e dos secretários como professor Desterro e o meu primo Francisco CALVET Moura que tenta a todo custo esconder o sobrenome da família da qual deveria tanto se orgulhar? E digo mais, cadê agora as lideranças que poderiam ganhar espaço como Deco, Carvalhinho, Jiboia, Luis Vilaça, o ex-vereador Totó e tantos outros? O que aconteceu ou acontece que, o prefeito prefere indicar um sobrinho para ser o seu mais do que certo candidato em vez de um desses nomes mencionados antes acima?
Alan Linhares por mais rejeição que tenha nas pesquisas, até agora sem ajuda do prefeito, tem o melhor índice do grupo de lá. Sabe-se que ele sim é Filho da terra. E Romualdo? Esse até anda fazendo um bom trabalho na Câmara como presidente e também todos sabem que é filho da terra. Vilmar, aliado fiel, representa uma parcela do eleitorado evangélico, também filho da terra. Professor Desterro, secretário, ex-vereador, ex-presidente de Câmara, também filho da terra. Francisquinho, embora tenha traído o seu tio Calvet, mas tem se comportado como aliado fiel de Venancinho, também filho da terra. Delson Serra, atual vice-prefeito, filho da terra.
O que impede o prefeito de escolher um desses nomes? Só existe uma explicação: O prefeito usa o seu grupo para o seu benefício, mas NÃO confia em ninguém. Venancinho não quer ser vítima daquilo que ele fez com Calvet, seu ex-padrinho político. Venancinho quer continuar no comando da prefeitura, seu sobrinho seria apenas um fantoche. Venancinho sabe o quanto de dinheiro Bacabeira receberá nos próximos 4 anos. Então a única forma dele voltar pra essa prefeitura é tendo alguém que ele mande, coloque um cabresto. Coisa que, talvez com um desses nomes que foram apresentados, ele não conseguiria. Venancinho vai calar seu grupo, comprando a preço de ouro o gogó de cada um deles. E vai empurrar goela abaixo, o seu candidato-sobrinho.
A política tem dessas nojeiras. Cadê o ideal de municipalidade, de bacabeirense, de ver a frente da prefeitura um filho da terra, num prefeito que, a todo custo prefere alguém sem nenhuma ligação histórico-política com Bacabeira? Gostaria de fazer algumas perguntas a cada um dos nomes que listei do grupo do prefeito: Vocês são incompetentes? Vocês não têm opinião, poder de indicação, vontade própria? O que vocês representam para a população de Bacabeira? O que vocês vão dizer para a população sobre esse possível candidato do prefeito?
Vai ser a cena mais hilariante ver um grupo sair pras ruas pedindo votos para alguém que Bacabeira não sabe quem é e nem de onde veio.
O grupo do prefeito é ele e ele mesmo. O resto são hienas famintas que, Venâncio sabe como alimentá-las: basta dar um pedacinho da carne pobre do poder, que eles ficam quietos.
Triste isso. Mas é esse o “grupo” que quer continuar no comando da nossa cidade. Traidores de seus próprios ideais, mas fiéis aos seus próprios interesses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário