Páginas

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

AURIZÔNIA E VALE ASSINAM CONTRATO PARA CONSTRUÇÃO E EXPLORAÇÃO, EM CONSÓRCIO, DO TERMINAL PORTUÁRIO DO MEARIM

Foto: Diretores da Aurizônia e da Vale com diretores da ANTAQ, Fialho e Lima.

A Aurizônia Empreendimentos e a mineradora Vale assinaram ontem (06/10), na sede da ANTAQ, o contrato de outorga para construção e exploração, em consórcio, do Terminal Portuário do Mearim (TPM), localizado à margem do rio de mesmo nome, próximo ao município de Bacabeira (MA), distante cerca de 50 km da capital do Estado.

A Aurizônia Empreendimentos foi representada pelo diretor do Terminal Portuário do Mearim S.A., Raimundo Pessoa, e pelo procurador da companhia, Antônio Assumpção, e a mineradora Vale pelos diretores da Porto Norte S.A., Silvana Souza e Renato Botelho,

Trata-se da primeira outorga concedida pela ANTAQ para construção e exploração de terminal privativo por empresas em consórcio. A Aurizônia movimentará produtos siderúrgicos e a Vale, fertilizantes, minério de ferro e outros granéis.

“A construção do TPM torna mais concreta a perspectiva de implementação de novos projetos siderúrgicos, que, em conjunto com a refinaria da Petrobras, transformarão Bacabeira e região”, avaliou o diretor-geral da ANTAQ, Fernando Fialho, durante a assinatura do instrumento de outorga.

O superintendente de Portos da ANTAQ, Giovanni Paiva, lembrou que este contrato servirá de modelo para futuros consórcios entre empresas interessadas em reduzir os custos de construção e exploração de terminais portuários.

Raimundo Pessoa parabenizou a equipe da ANTAQ pelo engajamento na elaboração do modelo de contrato. “Sentimentos boa vontade em todos os setores da Agência, comprometidos em viabilizar o consórcio”, elogiou.

Silvana Souza lembrou que a assinatura do contrato é a conclusão de um trabalho de um ano e meio, que exigiu dedicação intensa dos executivos e advogados das duas empresas e dos servidores da ANTAQ, especialmente os da Gerência de Terminais Portuários e da Procuradoria da Agência.

Paiva lembrou que a interação entre os diferentes modais na região foi fundamental para atrair as duas empresas, além da Petrobras. “A integração do transporte aquaviário com a ferrovia Norte-Sul ainda atrairá muitos outros investidores que estão de olho no rápido desenvolvimento econômico das Regiões Norte e Nordeste”, previu o superintendente.

Fonte:ANTAQ


Nenhum comentário:

Postar um comentário